Debora Gouveia

Veja os incríveis desenhos realistas de animais feitos à mão por Debora FineArt

Olá! Eu sou Débora, uma artista profissional em tempo integral, apaixonada e dedicada a retratar a beleza única dos animais de estimação através do lápis de cor.

Tenho 39 anos, casada, mãe de uma folha linda e mãe de três filhinhos queridos de quatro patas e após passar longos anos da minha vida em trabalhos que pagavam minhas contas mas que não me faziam feliz, hoje vivo da minha arte.

Compartilho aqui um pouco sobre a minha história e trajetória artística.

Como tudo começou?

Minha paixão pela arte e também pelos animais nasceu ainda na infância.

Cresci em uma família repleta de talentosos artistas e os via desenhando lindos animais de todos os tipos e em diversas superfícies como por exemplo nas paredes de casa, o que me deu inspiração suficiente para começar.

Me lembro de criar arte desde que tinha idade e coordenação suficientes para pegar num lápis e antes dos 5 anos já tentava reproduzir no grafite a imagem e também detalhes minuciosos dos meus próprios animais de estimação. Continuei me desenvolvendo no desenho até o final da adolescência quando iniciei no mercado de trabalho e abandonei completamente qualquer ligação com a arte.

A Redescoberta da arte na minha vida

Após 20 anos sem pegar num lápis, redescobri a arte ao fazer um retrato da minha filha no grafite. Toda paixão e sentimento de realização vieram à tona novamente e decidi jamais abandonar o que tinha certeza que era minha vocação.

Minha Jornada de aprendizado

Pintar não era uma habilidade que eu tinha desenvolvido e não acreditava que conseguiria um dia, então precisei quebrar crenças limitantes que me impediam de dar o primeiro passo. Mesmo com muito medo de fracassar resolvi encarar o desafio quando uma amiga me pediu para retratar seu lindo cachorrinho Beagle no lápis de cor.


Mesmo sem curso, materiais profissionais e conhecimento sobre técnicas, consegui ter um bom resultado e o que era algo assustador se tornou algo muito prazeroso e intuitivo. Fiquei tão feliz e satisfeita que resolvi investir meu tempo e recursos em aprendizado e aperfeiçoamento constantes.